DESCUBRA UMA NOVA FORMA DE VIAJAR O MUNDO ATRAVÉS DO WORK EXCHANGE. ECONOMIZE E AGREGUE EXPERIÊNCIAS RICAS NA SUA BAGAGEM.

Por que cada vez mais vivemos entediados, solitários e preguiçosos?

Quando você era criança, você amava e desejava sorvete, chocolate e bolo, e pensava, “Quando eu crescer, eu vou ter todo o sorvete, chocolate e bolo que eu quiser, então eu vou ser feliz”. Agora você tem todo o sorvete, chocolate e bolo que você deseja, mas você está entediado. Você decide que uma vez que tudo isso não te faz feliz, você vai ter um carro, uma casa, uma televisão, um marido ou esposa e, em seguida, você vai ser feliz. Agora você tem tudo, mas o seu carro é um problema, a sua casa é um problema, o seu marido ou esposa é um problema, os seus filhos são um problema. Você percebe, “Oh, isso não traz satisfação.”

O que é, então, satisfação? Examine tudo isso mentalmente e pense; é muito importante. Examine a sua vida desde a infância até o presente momento. A meditação analítica é: “Naquela época minha mente era de uma forma; hoje, minha mente é assim. Ela mudou desta ou daquela maneira.” A sua mente mudou tantas vezes, mas você já chegou a uma conclusão sobre o que realmente te faz feliz? A minha interpretação é que você está perdido. Você sabe o seu caminho ao redor da cidade, como chegar em casa, onde comprar chocolate, mas ainda está perdido. E você não consegue encontrar o seu objetivo. Pense honestamente, não é isso?

Buda diz que tudo o que você tem que saber é o que você é, como você existe. Você não tem que acreditar em coisa alguma. Apenas compreenda a sua mente: como ela funciona, como o apego e o desejo surgem, como a ignorância surge, e de onde vêm as emoções. Conhecer a natureza destas coisas é o suficiente; que, isso por si só, pode trazer-lhe felicidade e paz. Assim, sua vida pode mudar completamente; tudo gira ao contrário. O que você uma vez interpreta como horrível pode se tornar belo.

Se eu te dissesse que sua vida se resume em chocolate e sorvete, você pensaria que eu estivesse louco. “Não! não! “sua mente arrogante diria. Mas olhe mais profundamente para seu propósito de vida. Por que você está aqui? Para ser bem quisto? Para se tornar famoso? Para acumular bens? Para ser atraente para os outros? Não estou exagerando – examine-se a si mesmo, e então verás. Através de um autoexame completo, você pode perceber que dedicar toda a sua vida à busca da felicidade através do chocolate e sorvete anula completamente o significado de ter nascido humano. Aves e cães têm objetivos semelhantes. Seus objetivos na vida não devem ser superiores aos de cães e galinhas?

”A insatisfação ocorre porque a mente dá voltas de tal forma que parece não haver fim a essas voltas. Pensamentos continuam a ocorrer a toda hora: pensamentos do passado, pensamentos do futuro, pensamentos do presente.

Os pensamentos de insatisfação são motivados pelo constante e repetitivo sentimento de que algo está faltando, ou está incompleto em nossas vidas. Estamos sempre tentando preencher a lacuna, para fazer as coisas direito. A ação contínua de luta e preocupação é muito irritante e dolorosa. Compreender e enfrentar o sofrimento é o primeiro passo, a Primeira Nobre Verdade ensinada pelo Buda.” – Chögyam Trungpa


Buda Virtual

Post Author
Amanda Barbosa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Por Uma Vida Mais Rica ☆Se reinventando na maneira de viajar o mundo. Colaboração + tecnologia = experiências ricas (e econômicas)☆by Amanda Barbosa 👻Snapchat: vidamaisrica

Siga-me no Instagram