DESCUBRA UMA NOVA FORMA DE VIAJAR O MUNDO ATRAVÉS DO WORK EXCHANGE. ECONOMIZE E AGREGUE EXPERIÊNCIAS RICAS NA SUA BAGAGEM.

Viajar o mundo me fez enxergar um Brasil diferente

Quem me conhece, sabe bem sobre a minha paixão por viagens e a minha tara por explorar principalmente aqueles lugares pouco ou nada conhecidos, onde é raríssimo ver turistas perambulando pelas ruas. Isso facilita a imersão na cultura local, pois o fato de estar entre nativos nos possibilita ter uma experiência muito mais profunda de cada um dos lugares que visito.

Eu ainda estou longe, muito longe de conhecer todos os países que tenho vontade, mas posso afirmar com todas as letras, que cada vez que toco em solo brasileiro após uma viagem ao exterior, eu passo a dar ainda mais valor a esse país.

Eu sei que você pode estar pensando que isso é loucura, que o Brasil não tem mais jeito, que nada aqui parece funcionar, que o momento não é dos mais favoráveis e como assim eu ainda tenho coragem de falar uma coisa dessas!? Mas, quem é que disse que em outros países também não existem problemas?

Durante as minhas viagens de imersão, eu percebi que ingleses, espanhóis, americanos, portugueses e italianos, reclamam de problemas muito parecidos com os daqui do Brasil: corrupção, escolas ruins, drogas… claro, talvez isso ocorra em outras proporções, mas você já ouviu aquele frase: a grama do vizinho é sempre mais verde? Sendo aqui ou no país mais rico do mundo, sempre haverá alguma situação que as pessoas gostariam que fosse diferente.

PSX_20160119_191434
Praia do Campeche, Florianópolis

Na Inglaterra, onde fiquei por seis meses, eu descobri que são poucos os que apoiam e são a favor da monarquia e da Família Real. Na verdade verdadeira, ela só existe para atrair o turismo e consequentemente dinheiro para o país, nada mais que isso. Caminhando pelas ruas de Londres, me deparei diversas vezes com usuários de drogas pesadas andando feito zumbis mendigando dinheiro para continuarem sustentando seus vícios.

Na Califórnia, durante os três meses que passei lá, eu ouvi diversas reclamações dos próprios americanos, muitos deles, empresários, sobre os valores absurdos dos impostos que eles têm que pagar ao governo anualmente. Morri de medo quando descobri que quase todos eles possuem armas de fogo em casa, e me choquei ao ver uma página de jornal lotada de anúncios de compra e venda de revólveres e pistolas.

PSX_20160120_180259
Trilha, Praia Mole – Barra da Lagoa, Florianópolis

Obviamente que aqui existem questões mais graves do que esses exemplos, porém o ponto é: nunca haverá um único lugar com todas as coisas que julgamos boas ao mesmo tempo, como por exemplo um clima agradável, um governo honesto e um sistema de transporte eficiente. O Brasil pode passar longe no quesito segurança, mas em compensação, somos privilegiados por vivermos em um lugar onde não há furacões, terremotos e temperaturas cruéis.

Durante o tempo que morei fora, eu acabei percebendo que o que me fazia realmente feliz, eram as pequenas coisas presentes no meu dia a dia aqui no Brasil, mas que antes acabavam passando batido, como poder sentar em uma mesa do lado de fora de um bar (desses botecos  que só encontramos por aqui, sabe?) usando apenas uma regata e um chinelo, cercada pelos meus melhores amigos, e pedir meu aperitivo favorito!

PSX_20151129_121013
Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina – BA

Eu precisei ir longe para enxergar o Brasil de outra maneira, e percebi que ele é infinitamente mais bonito do que eu pensava. Nós estamos rodeados de cachoeiras, rios e praias paradisíacas, montanhas com uma fauna e flora de dar inveja, além de um clima que é o sonho de consumo de muitas pessoas que vivem em temperaturas abaixo de zero por quase metade do ano.

Depois de sentir frio, saudades, medo, carência, tristeza, revolta, me apaixonar, me desapaixonar, dormir noites e noites longe de uma cama confortável e do amor da minha família e amigos, viajar ainda continua sendo a coisa que mais amo fazer na vida, mas o Brasil nunca deixará de ser o primeiro na minha lista de países favoritos, e a lição que tirei disso tudo é que independente de onde estivermos, só existe uma coisa que será capaz de suprir qualquer tipo de descontentamento: a paz no espírito!

Post Author
Amanda Barbosa

Comentários

2 Comentários
  1. postado por
    Amanda Barbosa
    maio 16, 2017

    Meee, adorei que você apareceu por aqui!

    Pois é… parece que quanto mais simples essas coisas são, mais valiosas elas acabam sendo!! Pena que não te vi a última vez que você veio pra gente tomar uma cervejinha no boteco… Volta logo!!

    Beijos

  2. postado por
    melina
    maio 16, 2017

    “as pequenas coisas presentes no meu dia a dia aqui no Brasil, mas que antes acabavam passando batido, como poder sentar em uma mesa do lado de fora de um bar (desses botecos  que só encontramos por aqui, sabe?) usando apenas uma regata e um chinelo, cercada pelos meus melhores amigos, e pedir meu aperitivo favorito!”
    Q SAUDADE DISSO!!!Soh mesmo estando aqui ‘fora da ilha pra ver o tamanho dela’
    Bjs mil,
    Me

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Por Uma Vida Mais Rica ☆Se reinventando na maneira de viajar o mundo. Colaboração + tecnologia = experiências ricas (e econômicas)☆by Amanda Barbosa 👻Snapchat: vidamaisrica

Siga-me no Instagram