Um estudo recente mostrou que mais e mais pessoas estão dando menos importância às suas férias, para trabalhar por meses a fio e atender prazos apertados, simplesmente para mostrar o quanto são leais às suas companhias. O pior de tudo, é que enquanto seus chefes apreciam esse esforço, sua mente, corpo e alma ficam cada vez mais ansiosos, cansados e estressados, pedindo por um momento de descanso.

A  boa notícia é que viajar pode afetar positivamente a sua habilidade de inovar, enquanto que ao mesmo tempo ajuda a desestressar e a melhorar a saúde mental, cardíaca e física.

Viajar melhora a criatividade

Para muitos, a criatividade vem através de experiências novas e gratificantes. Porém, quando a coisa mais empolgante sobre o seu dia é o seu percurso de casa para o trabalho e vice versa, ou a fofoca no escritório, você está simplesmente limitando a habilidade que a sua mente tem de se expandir e ser inspirada.

O professor e autor Adam Galinksy diz que ter novas experiências externas como sons, olhares e cheiros, ajudam a acender as sinapses de criatividade no cérebro.

Muitos criativos, como os escritores Ernest Hemingway e Mark Twain, usavam suas experiências com viagens internacionais para esculpir seus trabalhos. Muitos romances de Hemingway foram inspirados pelo tempo que ele passou na França e Espanha. E a viagem de Twain pelo mediterrâneo foi documentada em sua obra Innocents Abroad. Suas percepções sobre o novo e sobre diferentes culturas, permitiram que escrevessem uma de suas melhores obras.

Fazer uma viagem para outro país, ou até para outro estado, ajuda você a abrir sua mente. Você pode experimentar comidas exóticas, visitar marcos históricos, fazer amizade com os locais, ou meditar em um parque. Fazendo uma imersão em um ambiente diferente daquele que você está acostumado, mesmo que por alguns dias, pode inspirar suas habilidades criativas para níveis que você nunca imaginou. E além de ser mais criativo, você será mais saudável e feliz.

Viajar aumenta o desempenho do seu cérebro

Sua saúde mental também se beneficia com os benefícios de uma viagem. Um grupo conduzido pela U.S. Travel Association, descobriu que viajar, especialmente para os aposentados, previne doenças como demência e alzheimer.

O estudo também descobriu que 86% daqueles que viajam, são mais satisfeitos com as vida que levam, comparado com 75% daqueles que não viajam.

Viajar fortalece o coração

Viajar só não melhora o desempenho do cérebro, como também fortalece a saúde do seu coração. A  Framingham Heart Study descobriu que pessoas que não tiraram férias por anos seguidos, estavam mais suscetíveis a sofrer ataques cardíacos do que aquelas que viajam todo ano.

Por que isso?

Porque pessoas que ficam longe de seus trabalhos e rotinas por algum tempo, são normalmente menos estressadas e menos ansiosas, fatores que diminuem a pressão no coração. Muitos também reportaram sentimentos de calma e leveza, que duraram por semanas após retornarem de uma viagem.

Viajar te mantém em forma

Estar em uma viagem te faz ser uma pessoa mais ativa. Você estará o tempo inteiro explorando, passeando por mercados, fazendo trilhas, ou descansando em uma praia. E mesmo se você estiver apenas sentado em um ônibus turístico por algumas horas, você continuará fazendo mais do que se tivesse preso a um escritório ou assistindo TV em casa.

E por fim, viajar te faz mais feliz 🙂

E não é apenas a viagem em si que te faz se sentir bem, mas sim o planejamento, os preparativos, e a experiência de voltar para o conforto de casa.

Cornell Research Study de 2014 decobriu que pessoas são mais felizes pelo simples fato de estarem saindo de férias, versus saber que estão indo comprar alguma coisa. Um outro estudo feito em 2002 por professores na Universidade de Surrey descobriu que pessoas são mais felizes quando elas sabem que uma viagem está por vir. Apenas o ato de planejar uma viagem  pode aumentar significativamente o bem estar de qualquer um.

Então, com tantos pontos positivos, não há dúvidas de que já está mais do que na hora de arrumar as malas e deixar que a sua mente absorva toda a aura e criatividade em uma viagem!


Fonte: LifeHack