DESCUBRA UMA NOVA FORMA DE VIAJAR O MUNDO ATRAVÉS DO WORK EXCHANGE. ECONOMIZE E AGREGUE EXPERIÊNCIAS RICAS NA SUA BAGAGEM.

7 conselhos (e dicas) de como se preparar para uma viagem sozinho (a)

Você fica apavorado só de pensar na idéia de viajar sozinho? O simples pensamento de estar sozinho em um país diferente te deixa nervoso? Acha que não teria coragem de encarar uma viagem sozinho? Acredite ou não, se você respondeu sim para todas essas perguntas, você está pronto para começar a viajar o mundo sozinho – e você precisa fazer isso agora!

Perceba que quando você não tem medo, não há nada a ganhar. O medo é o que nos mantém em movimento, nos permite progredir e nos mover adiante. Arrisco dizer que sem medo, a vida seria um tanto quanto sem graça.

Por isso, aqui estão 4 conselhos e 3 dicas de como se preparar e o que fazer durante uma viagem sozinho:

1. Seja seu próprio melhor amigo – aquele que nunca cancela os planos

Uma coisa é certa: viajar sozinho significa estar sozinho. Obviamente que você estará em contato com diversas outras pessoas que aparecerão no seu caminho – mas eu posso te garantir que muitas vezes, você estará apenas com você – e então simplesmente passe a se acostumar com a ideia. Pense nas coisas que te fazem feliz – e eu estou falando de você, não do que faz os outros felizes – e escreva isso.

Parece bobo, mas quando você tem um momento de solidão e você lê sobre o que escreveu lá atrás, um sorriso passará a estampar o seu rosto. O que me faz feliz? Pegar minha câmera, tirar fotos, sentar em um café e assistir o movimento de outras pessoas. Isso funciona a todo momento. Quanto mais tempo você passa sozinho, mais confortável você fica com a sua própria companhia.

viajar sozinha

2. Tenha medo, mas lembre-se de rir no final

Lembro-me do dia em que estava na Colômbia pegando um ônibus sozinha… a todo tempo eu pensava que poderia ser assassinada e criava um plano de fuga na minha cabeça. Mas, no final das contas, uma viagem que era para durar apenas 4 dias, acabou virando 7 semanas.

Eu chorei quando fui embora – não porque algo de ruim aconteceu (obviamente) – mas porque eu pude ver o quanto eu havia crescido. Eu me sentia como se fosse uma nova pessoa. Eu adorei olhar para trás e ver o quanto eu tinha medo. Eu ri muito de como eu me sentia. Essa é uma das coisas que uma viagem sozinho te permite fazer: rir de você mesmo.

3. Faça o que você tiver afim de fazer

Vamos considerar que você não está trabalhando durante sua viagem, e por isso tem liberdade total para fazer sua própria programação… Você não precisa ir ao restaurante vegano com a sua amiga que é vegetariana. Coma o que tiver com vontade! Você não tem que acordar cedo porque precisa estar fora de casa em um determinado horário. Faça o seu horário! Você não tem nenhum compromisso com seu namorado ou namorada. Vá tomar um drink com quem você tiver afim de estar junto!

Não existe nenhum outro período na sua vida que você poderá fazer tudo o que quiser. No futuro “casado com filhos” você irá agradecer por isso.

viajar sozinha

4. Assim que você começar a amar a vida viajando sozinho, o homem/mulher dos seus sonhos irá aparecer

Sim, isso irá acontecer. Porque quando você começa a se ver feliz com a sua própria companhia, um radar imaginário dentro de você passa a brilhar, atraindo todas as pessoas incríveis para perto de você. Eles querem um pouco do que você está experimentando. Mas lembre-se de não perder isso. Afinal, é seu.

Pode demorar 4 dias, 4 semanas, 4 meses, mas você aprenderá a ficar à vontade sozinho. E se você terminar a viagem com essa lição, só deixe que alguém entre na sua vida se for a pessoa mais incrível do mundo. Afinal, você passou todo esse tempo para descobrir  o quão espetacular você é, então se ele ou ela não achar o mesmo, é melhor seguir viagem.

viajar sozinha

E para finalizar, aqui estão algumas ferramentas que vão ajudar você socializar e fazer amigos enquanto estiver na estrada:

5. Meetup.com

Meetup é a maior rede de grupos locais do mundo. É muito fácil para qualquer um criar um grupo local ou encontrar um entre centenas dos que já existem. Mais de 9.000 grupos encontram-se todos os dias, cada um com um objetivo de aperfeiçoar- se em seus interesses em comum.

6. Work exchange (troca de trabalho por hospedagem) 

Existem alguns sites especializados onde você pode encontrar locais que oferecem hospedagem e comida em troca de algumas horas de trabalho. Além de gastar muito menos em uma viagem, você terá a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro. Essa é uma ótima maneira de você nunca se sentir sozinho.

Aqui estão alguns sites:

http://www.worknomads.com.br/

http://www.workaway.info/

http://www.helpx.net/

Para saber mais a respeito de work exchange e os sites especializados, leia o artigo Afinal, O Que É Work Exchange?.

7. Couchsurfing

É um app gratuito que conecta seus membros a uma comunidade global de viajantes. Use  o Couchsurfing para encontrar um lugar para ficar ou compartilhar sua casa e cidade com outros viajantes. Uma das melhores pessoas que eu já conheci na minha vida foi através do Couchsurfing – ah e não é perigoso!


Via

Post Author
Amanda Barbosa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Por Uma Vida Mais Rica ☆Se reinventando na maneira de viajar o mundo. Colaboração + tecnologia = experiências ricas (e econômicas)☆by Amanda Barbosa 👻Snapchat: vidamaisrica

Siga-me no Instagram