Antes de toda a transformação pela qual passei há alguns anos, eu levava uma vida “normal”: morava em São Paulo, tinha um trabalho que na época fazia sentido para mim, com um bom salário, e fazia viagens esporádicas para lugares que tinha vontade. E por um bom tempo eu fui muito feliz com tudo isso…
Só que lá no fundo, eu sentia que aquele não era o caminho que eu deveria estar seguindo e ao mesmo tempo, o medo de arriscar algo novo acabava fazendo com que eu jogasse todas as minhas vontades para debaixo do tapete.
Até que chegou momento que eu fui levando um chacoalhão atrás do outro em todas as esferas da minha vida. Foram tempos muito difíceis, para não dizer os piores que vivi até hoje, e os sinais de um início de depressão se misturavam com uma vontade incontrolável de mudar tudo.
Eu me dei conta que ninguém poderia fazer nada por mim, a não ser eu mesma, e decidi acordar para os meus sonhos.
E assim fiz.
Aos 30 anos de idade, eu deixei “tudo” no Brasil para morar na Inglaterra, sem estar muito certa se realmente voltaria. Na época, eu mal sabia o que era autoconhecimento e pra falar a verdade, eu não imaginava que a intenção dessa viagem era exatamente essa: descobrir quem eu era de verdade!
No início, eu morei em Londres por 3 meses. A cidade era muito legal e diferente, mas com o passar do tempo, entendi que não era bem aquilo que eu estava procurando. Eu me vi na correria de uma cidade grande, como na época em que morava em São Paulo, e a última coisa que eu queria desse experiência era a sensação de estar vivendo mais do mesmo.
Além disso, tudo estava “dando errado” para mim: depois de perder meus dois empregos, de ter que procurar uma nova casa para morar pela terceira vez, e de não encontrar vaga em nenhum curso de inglês na cidade, eu senti no meu coração que era hora de me mover… E os sinais começaram a me conduzir para o lugar onde eu realmente precisava estar.
Eu queria, mais do que nunca, uma experiência com mais propósito, onde eu pudesse ter um contato mais próximo com a natureza, com a cultura local e que me permitisse contribuir para o bem do planeta. Foi então que eu percebi que o work exchange poderia me agregar tudo isso, e de forma acessível.
Fiz contato com os anfitriões através das plataformas especializadas e parti para a melhor experiência que já vivi em toda minha vida! Foram quase 2 meses de work exchange em fazendas sustentáveis no interior da Inglaterra, mas que valeram por anos!
Eu conheci pessoas do mundo inteiro, vivi a rotina das comunidades locais, convivi com costumes completamente diferentes dos meus, aprendi sobre permacultura e práticas sustentáveis e curei minhas dores internas.
Voltei ao Brasil com a certeza que nada mais seria igual. Com isso, me veio uma vontade enorme de compartilhar as minhas experiências com outras pessoas e dessa forma, ajudá-las a encontrar o caminho para uma Vida Mais Rica. Pouco tempo depois, nasceu esse projeto no qual eu tanto me orgulho!
Hoje, depois de rodar a Inglaterra, Califórnia e quase todas as regiões do Brasil trocando trabalho por hospedagem em ecovilas, projetos sustentáveis e centros de empoderamento, todos os “muros” que eu havia construído até então, foram derrubados para dar lugar a um mundo de fronteiras intermináveis…
…um mundo feito por homens e mulheres que, antes de qualquer coisa, respeitam a natureza e amam cada ser que nele habita. Um mundo feito de pessoas que enxergam almas e não corpos, e que não esperam receber para dar. Um mundo muito diferente desses que a televisão anda mostrando por aí…
E é por isso que eu acredito que quando viajamos não só para conhecer novos lugares, mas sim com um propósito maior, como o work exchange por exemplo, conseguimos fazer uma viagem também dentro de nós. Adquirimos autoconhecimento e afloramos vontades e sonhos que muitas vezes ficaram escondidos ou esquecidos. Despertamos, e passamos a criar uma nova realidade para nossas vidas…
Espero, do fundo do meu coração, que o Projeto Por Uma Vida Mais Rica te inspire, empodere e ajude a realizar viagens com mais propósito, pois esse é o real motivo que me fez estar aqui contando tudo isso para você!
Boas viagens!
PS: Se você ainda não sabe o que é work exchange, leia esse texto aqui, onde explico mais sobre o assunto. Assista também ao vídeo abaixo.
YVON CHOUINARD, fundador da Patagônia
Por Uma Vida Mais Rica ☆Se reinventando na maneira de viajar o mundo. Colaboração + tecnologia = experiências ricas (e econômicas)☆by Amanda Barbosa 👻Snapchat: vidamaisrica
Siga-me no Instagram
Comentários
2 ComentáriosAmanda Barbosa
jun 22, 2018Obrigada Mauricio!! Fico feliz que minha história tenha te inspirado de alguma forma!
mauriciopf
jun 8, 2018Você é encorajadora Hem! Muito bom a sua fala.